Páscoa fora da caixa

Por Letícia Maria Klein •
27 março 2015

A Páscoa está chegando e a procura pelos mais diversos formatos de chocolate aumenta, especialmente os ovos, que vem embalados no papel alumínio ou capa plástica, sentados num suporte de plástico e embrulhados em plástico metalizado. Ai, quanto lixo! Ou melhor, resíduos, porque todos estes materiais podem ser reutilizados ou reciclados. Porém, ainda melhor é reduzir a quantidade desses resíduos que a gente produz, principalmente o plástico metalizado, que é de difícil reciclagem. Por ser um processo complexo e caro, poucas empresas reciclam o material, então boa parte dele acaba indo para aterros sanitários. Como centenas de toneladas de ovos são fabricadas todo ano... bem, dá pra ter uma noção do tanto de embalagens desperdiçadas. Mas não precisa ser assim!


Comprar ovos caseiros ou a granel em lojas de chocolate é uma ótima opção para dizer não às embalagens e ainda ajudar um produtor local. Você pode levar seu próprio recipiente para comprar as guloseimas. 

O mesmo pode ser feito com docinhos, que podem ser comprados a granel em feiras. Na feira aonde vou aqui em Blumenau as produtoras colocam os docinhos em grandes potes e o cliente compra a quantidade desejada. Se você não é muito de chocolate, docinhos e bolachinhas são uma alternativa legal. 

Como geralmente acabamos ganhando um ovo ou chocolate ou mesmo outro presente embrulhado, ainda vamos ter um lixinho de lembrança (nada) doce da Páscoa. Neste caso, vamos a algumas ideias

- Reutilizar as embalagens de presentes para outros presentes; 

- Montar um brinquedo com os potinhos onde o ovo vem sentado;

- Usar a embalagem do ovo como sacola para materiais recicláveis que serão destinados à reciclagem;

- Alguns ovos vêm embalados num casulo de plástico, ao invés de alumínio. Dá para transformar este casulo num vasinho de plantas, lembrando de fazer furinhos para escorrer a água.

- Usar a embalagem do ovo para encapar cadernos e livros escolares.

Se não der para reaproveitar de alguma forma, a solução é enviar as embalagens de plástico, papel e alumínio para a reciclagem. Mas não basta apenas separar. É preciso se certificar de que os resíduos vão mesmo para o local certo, sendo coletados ou pela empresa responsável pela coleta seletiva ou por catadores de materiais recicláveis. Assim, vamos fazendo nossa parte por um mundo melhor! 

Tenha uma linda e sustentável Páscoa! 
(!)(!)
 (-.-)
(“)(“)

2 comentários:

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio