6 maneiras de celebrar o Natal sem dar presentes

Por Letícia Maria Klein •
19 dezembro 2014

O que as datas comemorativas significam pra você? Já faz um tempo que eu mudei minha visão sobre dar presentes em datas como Natal e Páscoa. O que mais se vê nestas épocas são anúncios e propagandas de lojas incentivando as pessoas a comprar e comprar e comprar. A impressão é que o verdadeiro significado destas datas se perdeu em meio à “tradição” opressiva e fanática de ter que dar um presente físico, que na maioria das vezes as pessoas não precisam e que vai gerar lixo. Para mim, as datas comemorativas servem para celebrarmos sentimentos, momentos e pessoas que nos são caras. Eu gosto da ideia de acumular experiências e momentos, não objetos materiais. Por isto, listei algumas maneiras de comemorar o Natal, e outras datas, de forma sustentável, evitando a compra de coisas desnecessárias e a geração de lixo a partir das embalagens e outros materiais.

  • Fazer um piquenique com a família e/ou os amigos. Dê preferência a alimentos que não vêm em embalagens, como frutas e também bolachas caseiras ou bolos que você pode fazer ou comprar na feira. Com bebidas, a mesma coisa. Faça sucos, chás e café em casa e leve em suas próprias garrafas permanentes ou térmicas. Guardanapos de pano também tornam o piquenique sustentável. Um delicioso momento que pode render memórias maravilhosas. 
  • Juntar a galera para uma tarde de filmes, séries ou jogos, ir ao cinema ou teatro. Super divertido, com certeza vai render muitas risadas. Para os comes e bebes, fica a dica anterior. 
  • Conhecer novos lugares, mesmo que na sua própria cidade. Nosso tempo é curto, corrido e às vezes a gente não pára nem pra olhar para o lado. Aproveite esta época de descanso para prestar atenção ao seu redor e conhecer lugares novos. Todos podem dividir o mesmo veículo, ir de ônibus ou passear por aí de bike. Um passeio em família ou amigos que com certeza vai ficar marcado na memória. 
  • Fazer um almoço ou jantar em casa com a ajuda dos amigos. Você celebra a amizade e se alimenta de forma melhor. Claro, não vale congelados nem alimentos prontos! A diversão está em justamente preparar tudo, não é mesmo? Alimentos orgânicos e frescos são a melhor opção, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
  • Fazer um trabalho voluntário. Não existe presente melhor, seja dar ou receber. Na verdade, é geralmente aquele que pratica quem mais recebe.
  • Doar roupas, acessórios, sapatos, decoração e tudo o que você não precisa. Desapegar faz bem e dá a sensação de liberdade, além de saber que você vai ajudar quem não tem. 
E você, como costuma comemorar o Natal? Compartilhe suas tradições e sua opinião sobre dar presentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio