Feliz Páscoa sustentável!

Por Letícia Maria Klein •
16 abril 2014

Páscoa não é só chocolate. Apesar de ter virado mais uma vítima do consumismo, assim como outras datas comemorativas, a Páscoa é uma época de renascimento e celebração da vida (não é à toa que o animal símbolo é o coelho, que gera grandes ninhadas). A mídia e o comércio buzinam em nossos ouvidos para comprarmos ovos e mais ovos de chocolate, e se não cuidarmos, nos deixamos levar pela pressão do “tem que comprar”. Se você quer fugir desse discurso interminável e da pesada, dê uma olhada nas dicas abaixo para ter uma Páscoa doce e sustentável

- Na hora de comprar chocolate, pense na qualidade, não na quantidade. Dar muitos ovos ou formatos derivados de chocolate para uma mesma pessoa, penso eu, é exagero, gasto desnecessário de dinheiro e gera mais lixo no final. Ah, vale lembrar, chocolate demais faz mal. 

- Se ganhar ovos de chocolate, fique atento à destinação correta das embalagens para a reciclagem ou exercite a criatividade em maneiras de reaproveitar o material.

- A criatividade também vale para a hora de embalar o presente. Os embrulhos costumam ir direto para a lata do lixo, então tente reutilizar o que você tem em casa para não gerar mais lixo. Vale embalagens que estavam guardadas, caixas de papelão embrulhadas em jornal ou papel de revista ou apenas um laço em volta do presente. Solte a imaginação e preserve o meio ambiente!


- Quer dar um presente, mas nada de chocolate ou docinhos? Pense em algo que a pessoa vai utilizar bastante, que ela esteja mesmo precisando, que não vai ser apenas mais uma peça de roupa no armário ou um enfeite acumulando pó na estante. E na hora do embrulho, tenha em mente a dica anterior.

- O presente não precisa ser físico. Que tal um vale SPA ou salão de beleza, ingresso de cinema, tickets para teatro ou show, um passeio bem legal? É mais interessante e mais marcante para quem recebe.

- Compartilhe a sustentabilidade. Fale com amigos, familiares e crianças sobre como tornar a Páscoa uma data sustentável. Ensine às crianças a importância de preservar o meio ambiente e as armadilhas dos ovos de chocolate com brinquedos, que estimulam o consumismo e geram milhares de produtos desnecessários.

- E, preciso reforçar, não é porque é data comemorativa que tem que dar presente. Um abraço gostoso, uma conversa amiga, uma ligação inesperada podem ser muito mais valiosos pra quem recebe do que um chocolate. Data comemorativa não é só folga do trabalho ou escola, é tempo de reforçar laços de amizade e amor, perdoar, refletir e pôr em prática atitudes melhores.

Gostou das dicas? Se tiver outras, por favor, compartilhe nos comentários. Feliz e sustentável Páscoa pra ti!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio