A história das coisas, de Louis Fox [Resenha]

Por Letícia Maria Klein •
05 setembro 2013
De onde as coisas vêm? Pra onde elas vão? O que acontece no processo de fabricação, distribuição e descarte delas? E, o principal, como fica o planeta nessa história toda? Annie Leonard viajou durante anos pelo mundo em busca de respostas para essas questões. O que ela descobriu não é brincadeira. Em vinte  e um minutos de vídeo, Annie traça um mapa do consumismo e da relação das pessoas com as coisas que adquirem, explica como nosso padrão de vida afeta o meio ambiente e o que devemos fazer para que “A História das Coisas” termine bem. 

O filme foi lançado em dezembro de 2007 por Annie, cientista ambiental, e pela Free Range Studios e continua super atual, eu diria até que está ainda mais pertinente. O planeta está em crise e uma das principais causas é o consumismo, que podemos definir como consumo desenfreado, irresponsável e gerador de desperdícios. O vídeo é resultado de uma grande jornada da cientista, que passou duas décadas rastreando o tráfico internacional de lixo, combatendo a incineração do lixo e estudando a economia dos materiais nos mais de 30 países pelos quais viajou. 


Com a ajuda de desenhos animados, a autora e produtora de The Story of Stuff, no original, fala sobre as diferentes áreas da economia de materiais: extração, produção, distribuição, consumo e descarte, explicando como é impossível ter um sistema linear num planeta que é finito, com bens naturais que se esgotam. Não dá pra gerar coisas e depois “jogá-las fora” num processo sem fim. E convenhamos, não existe um fora, tudo continua dentro do planeta, poluindo e degradando a nossa grande casa. 

Se você acha que reciclar é a solução de todos os problemas relacionados ao lixo, pense de novo, pois como bem mostra Annie, reciclagem não é nem nunca será suficiente. Nós precisamos repensar o consumo e a maneira como consumimos. Por uma simples razão: consumimos os bens naturais da Terra mais rápido do que ela pode repor, o que torna todo o sistema insustentável. Por isso ter um estilo de vida que o planeta possa sustentar é fundamental para a preservação dos bens naturais, dos ecossistemas, das espécies (incluindo a humana, obviamente). 




No vídeo, Annie conta um dado alarmante que mostra como estamos sobrecarregando nosso mundo: 99% das coisas que passam pelo sistema da economia de materiais viram lixo num período de apenas seis meses. De 10 coisas, nove são descartadas em meio ano! É lixo demais. Isso não te dá uma agonia? Nossa, eu fico muito agoniada, eita coisa ruim. Mas tem solução, ou melhor, soluções, e muitas delas já estão acontecendo, como Annie comenta no vídeo. 

Com linguagem fácil e bonequinhos simpáticos, A História das Coisas é um resumo fantástico de como nós e todos os outros afetamos o planeta produzindo e consumindo coisas das quais não precisamos e das quais nos livramos facilmente quando nos cansamos delas ou achamos que elas já não servem mais (quando ainda estão perfeitamente usáveis – a tal da obsolescência percebida que Annie explica no filme). É uma cadeia regida pelo status e pelo dinheiro e que existe para gerar mais dinheiro e conceder ou fortalecer status.



  (Para ativar a legenda em português, clique no ícone ao lado do ícone do relógio)

O vídeo fez tanto sucesso (já são mais de 15 milhões de visualizações) que deu origem ao Projeto História das Coisas e ao livro “A História das Coisas – da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos”. O projeto surgiu em 2008, logo depois do lançamento do vídeo, como uma resposta a milhares de pedidos de pessoas que queriam mais informações e saber maneiras de se envolver com a sustentabilidade. Desde então, a equipe produz e disponibiliza na internet vídeos curtos que exploram pontos-chave da nossa relação com as coisas e como podemos melhorar. O projeto ainda oferece materiais educacionais e programas para professores, empresários, líderes comunitários e quem mais tiver interesse em fazer a diferença. 

Tem também a comunidade da História das Coisas, com mais de 400 mil membros em todo o mundo interessados e engajados em mudar a maneira de consumir e descartar coisas. Qualquer um pode entrar para o grupo! Eu mesma acabei de me inscrever. Que tal participar também? No site do projeto, dá pra baixar diversos materiais educacionais, ver os vídeos, ouvir podcasts e ler notícias sobre o tema. Além do pioneiro, até agora foram produzidos sete vídeos que contam histórias de coisas, como por exemplo, de cosméticos e eletrônicos. Abaixo está o da História da Garrafa de Água, que me deixou com orgulho da minha garrafinha ecológica.


(Para ativar a legenda em português, clique no ícone ao lado do ícone do relógio)

Gostou da história? Vamos contribuir para um desenrolar feliz e sustentável? Como diz o lema do Movimento Nós Podemos, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: eu posso, você pode e juntos, nós podemos. 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio